Brincar é a
ação mais potente das crianças.
Ao observarmos
as crianças em suas brincadeiras espontâneas, notamos que o uso de brinquedos
estruturados direcionava a sua ação com facilidade.
Nossa intenção
foi repensar o uso do brinquedo e de outros materiais de maneira a causar
“desassossego”.
A força dos
quatro grupos unidos por ações comuns promoveu muitos deslocamentos.
A oferta de
materiais inusitados, elementos naturais e materiais não estruturados
(sucatas escolhidas) possibilitou a exploração com foco na criação e
imaginação.
Através desses materiais, as crianças
têm a oportunidade de exercer um papel rico e diferente,
tornando-se autoras de suas brincadeiras.
É através da
brincadeira que elas conhecem o mundo que as rodeia, questionando, duvidando,
afirmando, reconhecendo, criando. Brincar também possibilita o desenvolvimento
da inteligência e da percepção, pois observar e atuar formam uma corrente
infinita de ações e reações, físicas e emocionais, que se retroalimentam.
Entre e conheça esse mundo encantador que é brincar
sem brinquedos prontos...
Integrados
Unidade 1
Profas: Táira,
Carol Simões, Camila e Raquel
...
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