Fluxos Migratórios: mobilidade e diversidade espacial, social, política e cultural 5º ano





O papel dos fluxos migratórios na contínua formação do que costumamos chamar de “povo brasileiro” é o que norteia os estudos de História e Geografia no 5º ano.

No início de nosso PPP, declaramos que a nossa “escola é uma janela para o mundo”. De fato, o que expomos aqui é o resultado da análise do que pudemos ver dessa janela: muitos refugiados - circulando por nossa cidade e nas notícias dos jornais.

Voltamos o olhar para essas migrações forçadas. De onde essas pessoas vêm? Por que precisam se deslocar? Qual sua condição em nosso país? Como se sentem estando longe da terra natal?

Acreditamos que “não se aprende sem emoção, sem mobilização” e numa “educação que estimula o trabalho coletivo, a ação solidária”, por isso, nossa proposta aos alunos foi conhecer e compreender a condição do refugiado.

Para que isso pudesse acontecer, nossos alunos leram, na Revista Ocas”, uma reportagem de Ricardo Senra e Felipe Vilela, que apresentava Pitchou Luambo, refugiado congolês. Depois, ao assistir a um episódio da série Nova África: República Democrática do Congo - A guerra do coltan, da TV Brasil (EBC), puderam conhecer algo sobre aquele país e obter recursos para preparar uma entrevista com o próprio Pitchou, que esteve em nossa sala de aula, proporcionando uma experiência que, temos certeza disso, fará muita diferença na vida de quem dela participou.

Os livros também fazem parte da nossa janela.... A leitura de Mano descobre a liberdade, de Heloisa Prieto e Gilberto Dimenstein, nos permitiu estabelecer relações entre os refugiados que chegam ao Brasil atualmente e os exilados brasileiros durante a ditadura civil-militar. Ler o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, e cantar Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque, possibilitou aos nossos alunos, por meio da arte, conhecer o que sente aquele que, distante de sua terra, acredita que ainda vai voltar....


5º Ano do Ensino Fundamental 1
Profas: Sandra, Cris e Gabi


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