Da pré-história ao contemporâneo através da cultura material
O trabalho que aqui se apresenta parte da ideia de mostrar uma produção dos alunos e alunas que nasceu da interdisciplinaridade. Propus que fizessem uma narrativa de aventura ambientada em um dos dois principais períodos pré-históricos: Paleolítico ou Neolítico. O gênero textual havia sido trabalhado na disciplina de Português no início do ano. O contato com os períodos e a ideia de que estudar um passado tão remoto só era possível através da arqueologia vinha sendo trazida por mim na disciplina de História, desde o início do ano, até o momento da produção.
O formato dessa apresentação também foi pensado coletivamente dentro da equipe de professores e nesse momento surgiu a ideia de apresentar também objetos que servissem como suporte de memória aos alunos. Pensando em discutir a noção de que a materialidade serve de suporte para interpretações e leituras que são subjetivas, pedi que cada um dos alunos e alunas trouxesse um objeto que disparasse algo importante sobre sua vida pessoal.
Aqui estão reunidos, portanto, objetos arqueológicos e etnográficos (alguns originais e outros reproduções) e objetos pessoais de todos os alunos e alunas do 6º ano de 2016 dessa Escola, da qual todos que estiverem aqui hoje fazem parte de forma única e ao mesmo tempo transformadora. Há também um arquivo que reúne áudios e transcrições projetadas de trechos das narrativas de aventura que eram o início dessa ideia, que foi se transformando e crescendo ao longo de sua própria concepção.
Compõem um todo bem arriscado, mas também em busca de generosidade e participação efetiva. Os objetos arqueológicos e etnográficos serviram como disparadores de uma das primeiras discussões a respeito de como levantar informações históricas a partir da cultura material. Os objetos dos alunos e alunas compuseram um bonito processo de recuperação de memórias pessoais e que também trouxe ao grupo mais unidade e sentido. Foram reunidos por uma proposta minha, que buscava trazer a ideia de que a História é composta por diversas pequenas contribuições singulares, que ao se combinarem também formam processos singulares e bastante complexos, mas que não são feitos de grandes marcos ou personagens (embora também possam servir como referência) e sim de processos complexos que reúnem seres humanos, atuantes em relação aos seus próprios caminhos.
6º Ano do Ensino Fundamental 2
Professora: Tatiana
Nenhum comentário:
Postar um comentário