Ocupa-ação - Ensino Médio



Ocupa-Ação: como ocupamos os espaços e como somos ocupados por eles.


OS NÓS SENTIDOS DO ESPAÇO: impressões e expressões do Trabalho de Campo

É a expressão individual de todos diante dos impactos sentidos em campo. Estar e interagir em outros espaços provoca em cada indivíduo experiências, vivências e reflexões únicas que, aqui, são expressas e impressas nas diferentes linguagens escolhidas. Impossível passar apenas, sem se enredar... Depois de estar lá, tantos nós.... Neste espaço da Imaginar-te, professores e alunos do Ensino Médio nos convidam a olhar para o outro e experimentar os nós sentidos através de sua própria percepção.

ENSINO MÉDIO

No ano de 2016 o tema norteador dos projetos do EF2 e do EM foram “as diferentes formas de ocupação do espaço urbano”.
Iniciamos nosso projeto indo ao Parque do Ibirapuera para (re) descobrir aquele espaço. E o que vimos?  Executivos, escolares, universitários, jovens, adultos, idosos, todos convergindo num cenário verde e de comunhão social; o parque se torna uma verdadeira experiência única. Afinal, é um contraponto aos arranha céus e cinza da geografia urbana da cidade, com belíssimas construções de Oscar Niemeyer e muita natureza conservada e diversificada.
Em seguida saímos novamente para a rua, desta vez com o bloco Caraviva e os alunos e famílias de toda a escola para festejar o carnaval. O Ensino Médio, nesta época, também deu continuidade a parceria com a Pérola Negra, levando os alunos, seus pais e pessoas de nossa equipe para a avenida. Aos poucos, fomos ocupando a Diogo de Faria e também o Sambódromo de nossa cidade.
Na etapa seguinte do projeto, os alunos do EM saíram em grupos para “vasculhar” diversos bairros de São Paulo: Bom Retiro, Santana, Pinheiros, Jardins, Tatuapé, Lapa, Itaim, Vila Mariana, Itaquera, Moema, Santo Amaro, Vila Madalena e Higienópolis, cada qual com sua história e seu perfil de comunidade. E a cidade é bem assim mesmo, com seus bairros tradicionais e outros muito cosmopolitas, ou os dois juntos.
Em uma viagem de estudo de meio com alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio a Brasília, o trabalho em campo teve como principal objetivo a observação e a escuta de diferentes espaços e vozes daqueles que vivem em / para Brasília. Entrevistando pessoas no Congresso, na cidade planejada, nas cidades satélites, demos continuidade à reflexão sobre apropriação do espaço público e organização política da sociedade brasileira. O olhar para o ontem e o hoje estimula a análise das heranças, permanências e nuances do sistema político e dos três poderes que organizam a república democrática brasileira.
E é nesse contexto de envolvimento dos alunos e alunas com as questões da política que voltamos a São Paulo, para retomar o trabalho no 2º semestre. Encontramos nossa cidade num momento particularmente especial: as eleições municipais que aconteceria semanas depois.
Dessa forma, para darmos continuidade aos projetos iniciados no 1º semestre e nos colocar novamente em contato com o mundo da política, desta vez com foco em nossa cidade, organizamos um dia de debate e reflexão acerca das propostas dos principais partidos políticos para o futuro da cidade de São Paulo.
O evento foi realizado em uma manhã e composto por duas etapas. Na primeira parte da manhã os alunos tiveram oportunidade de dirigir perguntas aos representantes dos principais partidos políticos que concorrem às eleições municipais e estavam presentes. O objetivo desse encontro não foi o de promover um debate entre esses representantes, mas de criar um momento coletivo de aprendizagem acerca dos temas que nos mobilizam como cidadãos. Na segunda parte os alunos e alunas, organizados em grupos e sob a orientação dos professores e professoras, participaram de oficinas de debate sobre as principais questões discutidas na primeira etapa.


A partir disso montamos nossa exposição com 4 partes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário